quarta-feira, 29 de maio de 2013

Alerta à Saúde!!



 Produtos de beleza podem conter substâncias cancerígenas




Nada como caprichar na maquiagem, para ficar mais bela neh meninas!! alerta a saúde...

O mercado brasileiro é o terceiro maior do mundo em consumo de produtos de beleza, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos.
Mas devemos dar uma atenção especial a esse assunto, afinal de contas é a saúde da nossa pele que está em jogo.

Estudos alertam que alguns produtos de beleza possuem substâncias alérgicas e altamente cancerígenas, e ás vezes até chumbo. Normalmente as substâncias mais problemáticas e que causam alergias são os conservantes e os pigmentos.

As marcas não foram divulgadas, e essas substâncias não são proibidas pela Vigilância Sanitária, mas todas elas possuem um grau de porcentagem que pode ser usado, e se ultrapassado pode causar risco a saúde pois tornam-se tóxicos. Por isso cabe a nós ficarmos atentos ao rótulo dos produtos, mesmo que venha  escrito com aquelas letrinhas bem pequenas, quase impossíveis de ler.

A Universidade da Califórnia e a Escola de Saúde Pública de Berkeley recentemente divulgaram uma pesquisa em que, de 32 batons e gloss do mercado americano, metade tinha chumbo em quantidade maior que o permitido no país. Outro estudo publicado ano passado pelo Departamento de Química da Universidade Federal de Minas Gerais mostra que, de 22 tipos de batons no mercado brasileiro, apenas um, de origem francesa, não continha chumbo.

Além da presença de substâncias químicas, a armazenagem e o uso do produto também influenciam nas reações alérgicas.

  • Nunca deixe o produto exposto ao sol,
  • Note se ele muda de cor, cheiro ou textura. 
  • Faça o teste de sensibilidade, ou seja, aplique uma pequena quantidade do produto em uma pequena área, como a mão, por exemplo, aguarde algumas horas e caso não cause irritação e nem aparente vermelhidão, ai sim aplique o produto, é muito importante fazer o teste, principalmente se o produto for aplicado no rosto. 
  • Seguir o prazo de validade também é muito importante  porque os conservantes protegem os produtos de fungos e bactérias. Além disso evite compartilhar esmaltes e maquiagens, porque também há riscos de contaminação.
  • Acessórios de manicure então nem se fala, só esterilizados.
Batons e Gloss: Podem oxidar antes do prazo de validade, por isso fique atenta á mudanças de cor e textura, pesquisas já encontraram: Chumbo, manganês, titânios e alumínio em algumas marcas, todos considerados tóxicos.
  
Protetor Solar: Evite os que contenham benzofenona-3, que pode causar alergias.
  
Shampoo Infantil: Fique de olho no metildibromo glutaronitrilo altamente alérgico.

Esmaltes: marcas investigadas continham taxas elevadas de sudam III, corante que pode provocar câncer.

Buscar produtos naturais é uma forma de evitar alergias, e para fugir dos corantes dos esmaltes e batons fique de olho, eles vem identificados pela sigla CI seguida de um número.

E a melhor dica é sempre Ler os rótulos para ver o que estamos levando para casa, afinal de contas nossa pele é nosso cartão de visita, e sempre devemos tratá-la com muito carinho!!!

Bjos e ótimo feriado!!
Naty










2 comentários:

  1. Que legal está lindo adorei, seguindo bjs

    http://dicascoisasdemulher.blogspot.com

    ResponderExcluir