quarta-feira, 29 de maio de 2013

Alerta à Saúde!!



 Produtos de beleza podem conter substâncias cancerígenas




Nada como caprichar na maquiagem, para ficar mais bela neh meninas!! alerta a saúde...

O mercado brasileiro é o terceiro maior do mundo em consumo de produtos de beleza, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos.
Mas devemos dar uma atenção especial a esse assunto, afinal de contas é a saúde da nossa pele que está em jogo.

Estudos alertam que alguns produtos de beleza possuem substâncias alérgicas e altamente cancerígenas, e ás vezes até chumbo. Normalmente as substâncias mais problemáticas e que causam alergias são os conservantes e os pigmentos.

As marcas não foram divulgadas, e essas substâncias não são proibidas pela Vigilância Sanitária, mas todas elas possuem um grau de porcentagem que pode ser usado, e se ultrapassado pode causar risco a saúde pois tornam-se tóxicos. Por isso cabe a nós ficarmos atentos ao rótulo dos produtos, mesmo que venha  escrito com aquelas letrinhas bem pequenas, quase impossíveis de ler.

A Universidade da Califórnia e a Escola de Saúde Pública de Berkeley recentemente divulgaram uma pesquisa em que, de 32 batons e gloss do mercado americano, metade tinha chumbo em quantidade maior que o permitido no país. Outro estudo publicado ano passado pelo Departamento de Química da Universidade Federal de Minas Gerais mostra que, de 22 tipos de batons no mercado brasileiro, apenas um, de origem francesa, não continha chumbo.

Além da presença de substâncias químicas, a armazenagem e o uso do produto também influenciam nas reações alérgicas.

  • Nunca deixe o produto exposto ao sol,
  • Note se ele muda de cor, cheiro ou textura. 
  • Faça o teste de sensibilidade, ou seja, aplique uma pequena quantidade do produto em uma pequena área, como a mão, por exemplo, aguarde algumas horas e caso não cause irritação e nem aparente vermelhidão, ai sim aplique o produto, é muito importante fazer o teste, principalmente se o produto for aplicado no rosto. 
  • Seguir o prazo de validade também é muito importante  porque os conservantes protegem os produtos de fungos e bactérias. Além disso evite compartilhar esmaltes e maquiagens, porque também há riscos de contaminação.
  • Acessórios de manicure então nem se fala, só esterilizados.
Batons e Gloss: Podem oxidar antes do prazo de validade, por isso fique atenta á mudanças de cor e textura, pesquisas já encontraram: Chumbo, manganês, titânios e alumínio em algumas marcas, todos considerados tóxicos.
  
Protetor Solar: Evite os que contenham benzofenona-3, que pode causar alergias.
  
Shampoo Infantil: Fique de olho no metildibromo glutaronitrilo altamente alérgico.

Esmaltes: marcas investigadas continham taxas elevadas de sudam III, corante que pode provocar câncer.

Buscar produtos naturais é uma forma de evitar alergias, e para fugir dos corantes dos esmaltes e batons fique de olho, eles vem identificados pela sigla CI seguida de um número.

E a melhor dica é sempre Ler os rótulos para ver o que estamos levando para casa, afinal de contas nossa pele é nosso cartão de visita, e sempre devemos tratá-la com muito carinho!!!

Bjos e ótimo feriado!!
Naty










segunda-feira, 27 de maio de 2013

Laboratórios

Conheça os laboratórios..

Em nossos Laboratórios de Líquidos e Semi-Sólidos, Sólidos e Controle de Qualidade, todos com equipamentos sofisticados e tecnologia moderna, aviamos na hora as mais diversas fórmulas prescritas pela classe médica, de acordo com as normas de Boas Práticas de Manipulação em Farmácias (BPMF) determinadas pelo Ministério da Saúde - Agência Nacional de Vigilância Sanitária. 

As Matérias-primas são selecionadas e adquiridas de fornecedores qualificados e passam por um rigoroso controle de qualidade, garantindo total segurança e precisão no aviamento das receitas.

Temos a área de pesagem, manipulação de sólidos e líquidos, controle de qualidade, rotulagem e conferência final das fichas/rótulos e formulações.

Confiram ...

Paty











Equipe Biovitta

Olá tudo bem ??

Hoje vamos fazer um post diferente, sempre falamos no face e twitter sobre medicamentos, informações etc, Hoje chamamos um fotógrafo aqui na farmácia para tirar umas fotos e queremos colocá-las em outras publicidades que iremos fazer.

Nossa equipe é composta por 1 auxiliar de laboratório, 1 auxiliar de limpeza, 2 atendentes e recepção e 2 farmacêuticas responsáveis e 1 administrador.

Confira as fotos... 
bjs

Paty








Uso racional de Medicamentos


Olá, como estão?
Então meninas o objetivo de nosso blog, não é somente escrever de produtos de beleza, maquiagem e etc, mas também fornecer dicas importantes sobre saúde, sendo assim acredito que podemos começar com dicas sobre o uso correto de medicamentos!! Afinal sabemos que muita gente por ai faz uso inadequado e incorreto de medicamentos!!

Então vamos lá:
ü  Somente compre medicamentos de venda sob prescrição medica ( com tarja) se possuir receita.
ü  Solicite a orientação do farmacêutico antes de comprar qualquer medicamento, mesmo para os que não necessitam de prescrição. O Farmacêutico é o profissional habilitado para responder qualquer duvida relacionada à sua medicação. E relate a ele qualquer problema verificado ao utilizar sua medicação.
ü  Nunca siga as recomendações de amigos, vizinhos ou parentes, lembre-se o que é bom para alguém pode não ser para vc!!

Vocês sabem por que tomar medicamentos por conta própria pode fazer mal a sua saúde?
Todo medicamento, até o mais simples, pode causar efeitos invejáveis  ao organismo, como reações alérgicas e vários outros problemas e mais o uso inadequado de medicamentos podem atrasar o reconhecimento de algumas doenças, ou até mesmo agravá-las.

Dicas Importantes
ü  Tome seu medicamento sempre com água , nunca com leite, refrigerante e etc!! pergunte ao farmacêutico se o medicamento deve ser tomado em jejum ou antes ou após as refeições .
ü  Evite bebida alcoólica sempre, pois alguns medicamentos têm sua ação diminuída pelo álcool e alguns têm a ação potencializada, o que pode ser muito perigoso, então assim como, bebida e direção não combinam, bebida e medicamentos também não!!!
ü  Proteja seus medicamentos da Luz, umidade e do calor. O banheiro a cozinha e o carro não são locais adequados para guardar seus medicamentos.
ü  Compre sempre seus medicamentos em farmácias e drogarias, e pergunte sempre pelo farmacêutico, nunca compre medicamentos em feiras livres, academias ou camelos, e caso se depare com uma situação assim denuncie, pois é muito perigoso!!
ü  É muito importante que p medicamento seja tomado na hora correta determinada pelo medico ou farmacêutico, isso garante a eficácia do tratamento.
ü  Quando se toma antibióticos em tempo menor que o estipulado pelo medico, a bactéria a ser combatida pode se tornar resistente, e espalhar por todo organismo sem que existam muitas alternativas de cura.
ü  Não retire o medicamento da embalagem original, não abra as cápsulas para dissolvê-las na água e por fim nunca tome medicamento vencido!!

Vou parando por aqui hoje, mas ainda escreverei algumas dicas sobre medicamentos que são bem importantes!!!

Beijos Luciana