terça-feira, 11 de junho de 2013

Milium Sebáceo

Ola como estão!!
Semana passada, aconteceu um fato aqui na farmácia, que nos deixou bem chateadas, como vocês sabem temos uma loja virtual e no site há um chat para que as duvidas de vocês possas ser respondidas o mais rápido possível, bom o fato foi o seguinte uma pessoa que não se identificou fez uma pergunta para a Janaina, relacionada a uma doença de pele chamada Milium, a Jana de momento não sabia o que era, e foi ofendida da pior forma possível pela pessoa que nem a decência de  se identificar teve , por isso resolvi escrever um post sobre Milium sebáceo, que afinal e um assunto interessante que ocorre com muitas pessoas e quem sabe possa ajudar até a essa pessoa tão mal educada, então vamos ao que interessa!!!
Milium sebáceo o que é:
É um tipo de cisto sebáceo, apesar do nome esses cistos não são formados por sebos é sim por queratina, o milium são pequenas  lesões amareladas ou esbranquiçadas, superficiais, localizadas freqüentemente na face e, principalmente, ao redor dos olhos. Em alguns casos o milium pode atingir tamanhos maiores.
São classificados conforme a época de surgimento e fisiopatologia:
Milium primário: Ocorre geralmente nos recém-nascido, na região nasal e facial. Consideram-se o aparecimento normal e existem em 50% dos recém-nascidos. Em recém-nascidos, esses cistos geralmente desaparecem espontaneamente dentro de alguns dias.


Milium secundário: Ocorre principalmente na face, embora possa ser encontrado também em outras partes do corpo, podem surgir depois de um trauma que prejudiquem o escoamento dos ductos de suor, na áreas de cicatrizes após uma cirurgia ou após uma dermo abrasão por exemplo.




Pode estar associado também a exposição solar, e raramente ocorre depois de uso de produtos tópicos, como hidroquinona, corticóides tópicos.
Tratamento
O Milum primário, encontrado no bebe não precisa de tratamento porque desaparece em pouco tempo.
O tratamento para Milum secundário é cirúrgico e deve ser realizado pelo médico, dependendo da lesão é feita uma incisão e a drenagem do conteúdo do cisto, alguns médicos para utilizam também produtos cáusticos para retirar o cisto, mas vale lembrar que esses procedimentos devem realizados somente por médicos.
Portanto não existe nenhum creme que retire essas lesões da pele.

Dicas para evitar o aparecimento
Nunca use creme com substancias ativas, sem serem prescritas pelo seu médico.
Evite Utilizar cremes hidratantes muito oleosos
Use filtro solar indicado para o seu tipo de pele
Utilize somente esfoliantes suaves
Remova sempre a maquiagem, e limpe o rosto pelo menos duas vezes ao dia.

Um abraço Luciana





Nenhum comentário:

Postar um comentário